De Senectute Erotica
Tradução: Marie–Hélène C. Torres
Formato: Livro impresso
Sinopse
Edição bilíngue (português-francês), o livro aborda de maneira poética o erotismo na terceira idade. Dividido em dois momentos (a espera e o encontro), os poemas trazem as angústias, a felicidade e o erotismo muitas vezes encobertos que permeiam uma geração hoje longeva, no mundo contemporâneo.
José do Egito
Formato: Livro impresso
Sinopse
“José” é uma obra que relata, de maneira poética, uma das mais conhecidas narrativas bíblicas que aborda a inveja, o ciúme, a luta pelo poder, a interpretação dos sonhos… Ilustrado por Rodrigo de Haro, o livro traz, também, um estudo aprofundado das manifestações em artes plásticas sobre o mito de José do Egito, desde o século XII até os dias atuais. “José” ganhou o prêmio Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura, 2014.
O Sol Caía no Guaíba
Formato: Livro impresso
Sinopse
O Sol Caía no Guaíba é uma coletânea de sonetos e odes da autora que remete às suas lembranças e memórias de infância e adolescência, passadas no Rio Grande do Sul. É um período que abrange passagens significativas da história do Brasil. Assim, os poemas abrangem não só experiências em que se percebe uma releitura lírica, mas também traços de ironia crítica, elaborados com uma tessitura única, característica de Leonor Scliar-Cabral.
SAGRAÇÃO DO ALFABETO
Tradução: Walter Carlos Costa, Alexis Levitin, Naama Silverman Forner, Marie- Hélène Catherine Torres
Formato: Livro impresso, em cinco línguas (português, espanhol, francês, inglês, hebraico). Ilustrado por Rodrigo de Haro.
Sinopse
Este livro é um tributo a uma das maiores invenções da humanidade: o alfabeto. Esta invenção percorre uma lenta jornada, desde os pictogramas até chegar a escrita, tal qual a conhecemos hoje. São 22 poemas, que remetem às consagradas letras do alfabeto hebraico (alef-bet), unindo as memórias da autora, cabala e seus sólidos conhecimentos linguísticos, em momentos de rara beleza. Com prefácio de Moacyr Scliar, o livro mereceu uma carta elogiosa do então primeiro-ministro de Israel, Shimon Perez, para a autora.