O
O lado negativo: O orgulho contrasta com a humildade, define dois lados opostos – quem sabe mais, quem tem mais, quem é mais poderoso… O orgulho pode ser confundido com arrogância e cria uma barreira entre as pessoas – em qualquer relação. Você já deve ter ouvido: -“Aquela pessoa é orgulhosa demais, vive com nariz empinado…”
O lado positivo: O orgulho em relação ao outro ou metas alcançadas pode ser um estímulo poderoso. Incentiva a mudança, evita que você desanime e desista no meio do caminho. É o aplauso, a satisfação pelo trabalho bem feito, pela relação construída criativamente, que reconhece a participação e o esforço de todos.
Analisando a situação: Nos processos de ensino e aprendizagem, falta de orgulho revela baixa autoestima – e o excesso de orgulho de um professor ou colega, por outro lado, pode inibir o desenvolvimento daqueles que são mais tímidos, ou apresentam alguma dificuldade para acompanhar a turma (seja em que área for). É aquele aluno que desiste antes mesmo de tentar, que insiste em autoproclamar que é “burro”, que “não leva jeito”, que “não consegue”. O orgulho também pode levar à mágoa profunda, até mesmo à depressão, quando você sente que seu esforço não é reconhecido, quando você é subestimado.
Dica: Como proceder? Para cada situação, uma solução!
Falta de orgulho: Toda pessoa, seja criança ou adulto, tem algo que pode ser valorizado – algo único, seu, em que se destaca. Basta identificá-lo e colocá-lo em primeiro plano. Não algo falso, mas verdadeiramente único. Cabe a você descobrir e trazer à tona este motivo de verdadeiro orgulho (inclusive para você mesmo!). Faça uma lista de motivos de elogio – apenas o fato de você ter enfrentado tantos desafios e sobrevivido já enche de orgulho uma pessoa! Parabenize-se! Lembre-se: não existe ninguém igual no mundo a você mesmo (nem um gêmeo idêntico!). Deixar-se abater ou diminuir por outra pessoa depende de você. As pessoas podem falar o que quiserem, mas só você pode deixar que isto o afete. Ensine esta dica para as crianças.
Excesso de orgulho: Se sempre há motivos para se orgulhar, também existe sempre algo que podemos aprender. Para desmontar o excesso de orgulho que cria barreiras e impede o pleno desabrochar do potencial de cada um – crianças e adultos – os exercícios de inversão de papéis ou defender ideias opostas facilitam a criação de pontes entre os opostos. O que você sentiria se alguém menosprezasse sua capacidade? Se alguém o magoasse? Expusesse você ao ridículo? Trabalhar na preparação de alimentos – um bolo, biscoitinhos – também é uma ótima dinâmica: mostre como todos os ingredientes são importantes, e que a soma dá um resultado muito diferente do que apenas colocar cada parte lado a lado!